A moradora de Sidrolândia, Isadora Tybusch de Oliveira, de 9 anos, sofre de uma doença grave, a dermatite atópica. Em conjunto com a bronquite asmática e a rinite alérgica, que foram causadas pela condição, Isadora sofre constantemente.
De acordo com os pais, Pedro e Solange, a menina tem que ficar “confinada” dentro de casa para evitar crises, já que o sol e o calor agravam ainda mais as lesões na pele. “A cada dia, ela se queixa mais. Ela não pode tomar sol, não pode suar. Vive trancada no quarto, com ar-condicionado. O que mais queremos é que ela tenha uma vida normal”, relatou Pedro, pai de Isadora.
O médico alergista diagnosticou a doença como uma falha no sistema imunológico de Isadora, que, por não conseguir criar uma barreira protetora na pele, fica suscetível a irritações causadas por suor, poeira e outras substâncias.
Em fevereiro de 2025, a menina passou por uma consulta com uma alergista, em Campo Grande, onde foi emitido um novo laudo médico recomendando o uso da Dupixent. No entanto, o custo do tratamento extrapola os limites de aquisição direta pela prefeitura, o que fez com que o caso fosse remetido novamente à Justiça — onde segue sem solução.
Isadora necessita de uma vacina chamada Dupixent, que custa entre R$ 10 mil e R$ 13 mil e precisa ser aplicada duas vezes por mês. A família segue sem acesso ao medicamento e depende de decisões judiciais que continuam travadas.
A vaquinha online criada para ajudar a menina segue aberta, e para contribuir, basta clicar aqui. O contato da família para ajudas ou doações de medicações, pomadas, hidratantes é: (67) 9946-6680.